Android Nv. 1 – Aprendiz

Este post tem como objetivo fazer uma pequena introdução e prover algumas referência para quem quiser iniciar no desenvolvimento mobile na plataforma Android.

O que é Android

Para iniciar nada como dar uma olhada no site: http://www.android.com/. Aqui é possível ver as novidades da plataforma e conhecer um pouco sobre seu ecossistema.

Para nós, desenvolvedores, o legal mesmo é ver a parte dos developers! Então vejam o site: http://developer.android.com. Aqui podemos ver informações da SDK (Software Development Kit) do Android, anúncios de eventos, videos com palestras, guia para iniciantes, referência, entre várias outras informações. Vale a pena fuçar o site todo 😀

Links sobre como instalar a SDK tem aos montes na internet, e no site dos desenvolvedores de Android também tem um excelente tutorial, em inglês. Caso ainda tenha dificuldades na língua basta googlar por aí que será bem fácil achar uma maneira de instalar o SDK no Eclipse.

Bom, após essa parte inicial de instalação é legal ver alguns exemplos práticos, pra ver alguma coisa rodando né? O grande amigo meu blogou sobre alguns tutoriais legais sobre o Android: http://yuriadamsmaia.wordpress.com.

Antes de sair por aí copiando código de tutorial, baixando exemplo do Git, vale a pena perder algum tempo vendo como o Android organiza o seu projeto, assim você terá uma entendido maior sobre a plataforma. Por isso, vale a pena ver este post: http://yuriadamsmaia.wordpress.com/2011/03/24/desenvolver-para-android-entendendo-o-helloworld-i/.

Agora sim, procure por tutoriais de Android, veja exemplos, aprenda sobre a organização MVC do Android, só da pra aprender sobre código escrevendo código né. Se você tem algum recurso guardado eu aconselho muito conferir o livro Google Android do autor Ricardo R. Lecheta, pela editora Novatec.

O livro tem uma abordagem bem prática, desde o começo você vê os conceitos com códigos, exemplos práticos de utilização. Até mesmo pra quem já conhece sobre a plataforma vai aproveitar bem o livro, porque ele cobre muito conteúdo.

O único problema é que a versão dele já está ficando meio desatualizada, a plataforma já vai pra sua versão 4.0. Mas como a maioria dos aparelhos ainda roda nas versões 2.2 e 2.3 o livro vai muito bem.

Se você tá com a grana meio curta, outro excelente opção é a apostila do Luciano Alves: http://apostilaandroid.ueuo.com/inicio.php. Ela é disponibilizada para download gratuitamente no site.

O conteúdo da apostila também é extremamente prático e dão uma excelente visão sobre os componentes gráficos da plataforma, sempre com exemplos de código. O destaque da apostila fica para a explicação bem detalhada do uso de arquivos XML para definição de formulários e telas dos aplicativos.

Bom, com isso já dá pra ter um bom norte pra começar com o Android. Quando estiver dominando o conteúdo e se sentindo confortável com  o desenvolvimento Android procure por engines que facilitem o trabalho no desenvolvimento. Quem curte jogos pode procurar pelo projeto Andengine http://www.andengine.org/ uma engine 2D para jogos gratuita!

E fiquem de olho aqui no blog também, em breve teremos alguns post sobre desenvolvimento Android. Obrigado pela visita e bons estudos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s