Como nós fazemos Retrospectivas

Uma excelente maneira de manter a melhoria contínua do seu time é realizar retrospectivas. A retrospectiva é uma reunião onde o time conversa sobre melhorias e coisas boas que aconteceram. A prática sugere que as reuniões sejam feitas todo fim de iteração, no entanto eu acredito que elas devem ser realizadas sempre que o time sentir necessidade.

Nesse post eu vou apresentar como a equipe que eu estou atualmente realiza retrospectivas e o impacto delas no nosso processo, positivo e negativo. Também espero dar algumas dicas sobre como melhorar as retrospectivas e garantir que não seja só mais uma reunião chata.

O que é necessário

  • Uma equipe motivada a melhorar
  • Um quadro branco
  • Post-its
  • Um facilitador

Geralmente, o fluxo da retrospectiva é o seguinte:

O facilitar desenha o quadro, de acordo com a técnica, e a equipe preenche vários post-its com ideias e posiciona de acordo com a dinâmica da retrospectiva. Ao final os itens são discutidos e o time sai com um conjunto de itens para que ações sejam tomadas e as melhorias sejam feitas.

Alguns itens podem ter “donos”, que irão garantir que a melhoria seja feita, e outros serão de propriedade coletiva do time. Para não ficar com o sentimento de andar em círculos, pode ser feito o acompanhamento dos itens no começo de cada reunião.

Fuja da mesmice

Não siga uma receita de bolo. Para times novos, onde todo mundo está se acostumando as práticas e não existe alguém com mais experiência em métodos ágeis, talvez seguir algum exemplo pré-determinado seja uma boa ideia.

No entanto não se espante caso o time perca a motivação rapidamente. Aquele modelo onde sempre a mesma pessoa (“Scrum Master”) conduz a reunião seguindo sempre o mesmo modelo e foca apenas no processo, não vai atrair a atenção da equipe, lembre-se que pessoas são mais importantes que o processo!

Na nossa equipe realizamos retrospectivas toda semana, sendo que algumas são apenas com o time local do escritório e outras são com todos os times remotos. Nas reuniões locais sempre temos um membro diferente da equipe como facilitador. Essa pessoa pode sugerir qualquer modelo de retrospectiva que quiser tentar, assim evitamos que as reuniões fiquem chatas.

Possíveis problemas

Um dos possíveis problemas é que muitas ideias apareçam. Não que muitas ideias seja um problema, mas o tempo que a reunião consome do time pode ser um problema. Durante a retrospectiva, é importante que toda a equipe esteja presente, independente de papel ou cargo.

Algumas dicas: leia rapidamente cada ideia e tente agrupa-las em tópicos, diminuindo os itens e mantendo o escopo; priorize pedindo que a equipe vote nos tópicos, garantindo que apenas aquilo que seja de interesse de todo o grupo seja falado.

A retrospectiva não tem como objetivo lavar roupa suja. Apontar dedos vai, na melhor das hipóteses, trazer outro problema. A famosa diretiva da retrospectiva resume bem qual deve ser o sentimento durante uma retrospectiva (http://martinfowler.com/bliki/PrimingPrimeDirective.html):

Regardless of what we discover, we understand and truly believe that everyone did the best job they could, given what they knew at the time, their skills and abilities, the resources available, and the situation at hand.
— Norm Kerth

Alguns recomendam até que no começo de cada uma das retrospectivas a diretiva seja lida e que todos os participantes concordem com ela.

Experimente novas técnicas

O modelo básico (o que foi bem, o que pode melhorar e que está ruim) funciona bem e dá uma visão clara para o time de o que como melhorar. No entanto existem vários outros modelos de retrospectivas, alguns exemplos que já utilizamos e que são bem legais:

Starfish

É um modelo bem conhecido de retrospectiva e que permite enxergar um pouco mais longe do que as três perguntas básicas. A divisão do quadro acontece da seguite forma:

Starfish retrospective

A divisão é bem direta e fácil de entender. Vale notar que esse modelo dedica uma parte específica para novas ideias da equipe. Para mais informações, segue o link original (http://www.thekua.com/rant/2006/03/the-retrospective-starfish/)

This person, that person

Esse é um modelo bem interessante e focado totalmente nas pessoas da equipe. A ideia aqui é que os membros da equipe discutam comportamentos bons e ruins. Esses comportamentos não são obrigatoriamente de membros da equipe, não sendo tomados como pessoais mas sim como um feedback coletivo da equipe para a equipe.

A divisão do quadro acontece da seguinte forma: um lado do quadro representa a pessoa que ninguém gostaria de trabalhar e o outro é a pessoa que todo mundo gostaria de ter na equipe:

This person & that person

Para mais informações segue o link original http://agileretroactivities.blogspot.com.br/2013/05/that-guy-this-guy.html?m=1

Outros exemplos

No site http://agileretroactivities.blogspot.com.br/ é possível encontrar vários outros tipos de atividades para realizar na retrospectiva.

Anúncios

6 comentários sobre “Como nós fazemos Retrospectivas

  1. Muito massa! Com todo certeza é técnica que ajuda muito na comunicação, troca de conhecimento e qualidade. Eu li um pouco sobre isso e vi ontem o @paulocaroli falando do assunto que será apresentado no Virada Ágil. Parabéns pelo post mais uma vez!

  2. Boa!! Isso vai esclarecer muita coisa por aqui! =D
    Ainda vou falar: “Tá vendo esse cara? Estudei com ele :p”
    ehiuaheiuauiehae

  3. E como vocês fazem retrospectiva com a equipe toda remota? Quais sao as melhores praticas observadas para fazer retrospectiva com a equipe remota?

    Abs.

    • Pra retrospectivas remotas a gente utiliza um mural virtual onde todo mundo pode adicionar “post-its” com ideias para serem discutidas.

      É um pouco mais complicado, pois não dá pra aplicar algumas técnicas diferentes, mas funciona também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s