Que tal aprender Elixir com a mão na massa?

Você já ouviu falar de Elixir não é? Linguagens funcionais vem ganhando cada dia mais atenção. Além das linguagens, os conceitos funcionais vem se tornando um assunto bem comum, mesmo em linguagens Orientada a Objetos.

Ruby é uma linguagem onde a Orientação a Objetos se encaixa muito bem com alguns conceitos de linguagens funcionais. Algum tempo atrás eu publiquei uma série de posts explorando mais a fundo esses Conceitos na Prática.

No entanto para realmente pensar de acordo com o paradigma funcional resolvi que era melhor utilizar uma linguagem fundamentalmente funcional! Na busca por uma linguagem para aprender eu acabei me deparando com Elixir e confesso que estou gostando bastante (talvez pela forte influência do Ruby ).

Por onde começar a aprender Elixir?

Por mais clichê que possa parecer, o site da linguagem elixir-lang.org é um excelente recurso. Ele traz tutoriais bem simples e diretos explicando os conceitos básicos da linguagem. É um bom ponto para começar.

Grok Podcast possui uma série sobre a linguagem com seu o criado José Valim. A série é bem interessante, principalmente se você quiser entender um pouco mais sobre como ela foi criada e as motivações.

Eu particularmente gosto de aprender sobre linguagens colocando a mão na massa e achei uma quantidade muito boa de materiais. Acho que a forte influência de Ruby vai além da linguagem, a comunidade Elixir é bem envolvida e possui muitos recursos para iniciantes.

Um projeto muito bom é o elixir-koans. Koan é uma prática budista para propiciar a iluminação, para linguagens de programação a prática é aplicada a partir de uma suíte de testes que deve ser corrigida. Cada teste vai abordar algum aspecto da linguagem e para prosseguir você precisa fazer o teste passar. Koans são uma técnica bem poderosa e várias linguagens possuem seu próprio conjunto de koans.

Outro projeto interessante é o 30-days-of-elixir, que é focado em aprender a linguagem com a mão na massa. Cada arquivo é um dia de aprendizado da linguagem e, apesar de possuir testes, a ideia não é corrigi-los, mas sim ver os conceitos em ação.

O awesome-elixir é um projeto que contém uma lista bem extensiva com vários recursos diferentes sobre a linguagem e suas ferramentas. É um bom recurso para procurar coisas novas para aprender ou se quiser algo mais específico.

Se você quiser saber mais sobre linguagens funcionais o podcast Tecnologicamente Arretado fez um episódio falando sobre linguagens funcionais. A conversa é bem legal e bem informativa.

E ai, quais outros recursos você recomenda para quem quer aprender Elixir? 😀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s