Como foi apresentar no Agile Brazil 2015

O Agile Brazil, o maior evento sobre agilidade no hemisfério sul, aconteceu esse ano na bela praia de Porto de Galinhas em Ipojuca, Pernambuco. Eu tive o prazer de facilitar um workshop lá e vou compartilhar como foi a experiência pra animar você pra próxima edição, em Curitiba.

Submissão da proposta

O evento tem uma plataforma e uma metodologia bem legal para avaliar submissões. Quem manda propostas recebe feedbacks de três revisores, o que é muito bom mesmo quando sua proposta não é aceita.

Quando a proposta é aceita você pode fazer ajustes na descrição, limitação de participantes, etc. Depois disso é só se preparar para o evento! O pessoal da organização foi bem atencioso, criou um grupo de discussão para os palestrantes, falou bastante das expectativas e estavam sempre a postos para responder nossas dúvidas.

Apresentação

A minha proposta foi o workshop “Abraçando a mudança com código”, onde a ideia era colocar a mão na massa e refatorar alguns exemplos de código utilizando padrões de projeto pra facilitar mudanças futuras. Os slides podem ser encontrados aqui: http://pt.slideshare.net/marcosbrizeno/abraando-a-mudana-com-cdigo.

Na apresentação existem três propostas de mudanças para três exemplos de código. No entanto a sugestão é refatorar o código primeiro, fazendo com que a mudança seja fácil, e depois fazer a mudança, que agora será fácil (é meio confuso, mas faz sentido :p).

O código está disponível no github: https://github.com/MarcosX/agilebrazil-workshop. Basta clonar e instalar as dependências com o Bundler.

Pós evento

No final do workshop fizemos uma pequena retrospectiva sobre o workshop e os feedbacks foram bem positivos pois a sessão foi bem prática e deu oportunidade de quem estava lá aprender sobre padrões e exercitar refatoração e TDD. Os problemas apontados foram a falta de tempo e o setup que foi um pouco complicado por não termos internet no local do evento.

O Agile Brazil foi um evento que mudou o rumo da minha carreira e o que eu entendia sobre computação na época da universidade, então poder apresentar um trabalho lá foi bem gratificante.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s