Meu primeiro livro publicado: Refatorando com Padrões de Projeto, um guia em Ruby

Se você gosta de padrões de projeto e curte as publicações do blog, o livro Refatorando com Padrões de Projeto, um guia em Ruby é perfeito para você!

Sobre o livro

Seguindo a ideia da série Padrões de Projeto Mão na Massa, o livro aborda alguns dos padrões da famosa Gangue dos Quatro mas com uma dinâmica um pouco diferente. Ao aplicar cada um dos padrões, vamos utilizando pequenos passos de refatoração, mostrando como você pode melhorar um código já escrito sem se perder no meio do caminho e nem mudar muita coisa de uma só vez.

Cada capítulo mostra um exemplo de código e o contexto em que ele foi escrito, daí partimos para uma análise dos problemas de design e identificamos qual padrão poderá nos ajudar. Em seguida vamos aplicando pequenos passos de refatoração, sempre garantindo que os testes continuam passando, mas tendo em mente o design final. Para finalizar, vemos quais são os principais benefícios depois da refatoração e como o código pode continuar melhorando.

Público alvo

Escrevi o livro pensando em pessoas que já conhecem os conceitos de Orientação a Objetos e que querem se aprofundar mais, estudando princípios de design e padrões de projeto. Em cada capítulo discutimos sobre o design do código e como ele pode melhorar, uma boa oportunidade de ver os princípios sendo aplicados em um ambiente controlado.

Os padrões são divididos em duas partes, a primeira contendo padrões que tem uso comum e que resolvem problemas fáceis de encontrar no nosso dia-a-dia. Na segunda parte exploramos alguns padrões que possuem um contexto um pouco mais complexo e que precisam de um olhar mais cuidadoso ao serem aplicados.

Os exemplos de código são em feitos em Ruby, mas durante o desenvolvimento tomei cuidado para que a linguagem não se tornasse uma barreira para quem quer aprofundar os conhecimentos em técnicas de refatoração e padrões.

Se você está aprendendo Ruby, vai conseguir curtir o livro numa boa. Se você não conhece nada da linguagem, existem breve explicações sobre as partes onde usamos funcionalidades mais específicas da linguagem.

Agradecimentos especiais

Escrever um livro dá um trabalhão, mas o pessoal da Casa do Código tem um processo e ferramentas que facilitam bastante a escrita e me deram todo suporte para concluir o trabalho.

Muitas pessoas me ajudaram ao longo do processo revisando o que eu escrevi pra garantir que tivesse uma boa qualidade para você. Gostaria de agradecer a grande ajuda da Débora Martins, Alabê Duarte, Filipe Costa e em especial ao Hugo Corbucci, que além de revisar ainda escreveu um prefácio muito massa.

Deixe um comentário