3 passos para melhorar sua participação em Comunidades de Software

Comunidades de software são uma excelente maneira de encontrar grupos de pessoas com interesses similares e trocar ideias, seja uma lista de email, encontros realizados periodicamente ou grandes eventos com palestrantes internacionais. No entanto, para pessoas recém chegadas, elas podem ser um ambiente complicado de se inserir e de participar.

O Agile Brazil 2011 foi um evento que mudou minha carreira enquanto estava terminando a faculdade. Apesar disso eu fiquei extremamente perdido durante o evento, ouvia sobre TDD e nem sabia por onde começar, via pessoas com adesivos esquisitos nos laptops, falaram também sobre esse negócio de Lean, dizendo que era o novo Ágil. Mas eu acabei de chegar e o troço já vai ser substituído?

Ao participar de comunidades temos de um lado a exposição a novos temas, que aumenta nosso backlog de coisas pra estudar, e do outro lado temos o perigo de empacotar regrinhas em “boas práticas” e achar que essa é “A” maneira de fazer.

Se a única ferramenta que você tem é um martelo, para você tudo começa a se parecer com um prego.

Abrace seu lado Novato

O modelo Dreyfus de aquisição de novas habilidades classifica 5 grupos  com características bem diferentes. Os dois primeiros níveis, Novatos e Iniciante Avançados, compõe a maioria dos participantes dessas comunidades (percepção pessoal, nada científico). Muitas vezes são pessoas apenas curiosas, outras estão realmente querendo melhorar suas habilidades naquela área.

Os dois primeiros níveis de aprendizado possuem uma característica importante que é a necessidade de regras bem definidas. Todos nós passamos por esses estágios ao aprender novas habilidades e ter essas regras facilita bastante a entrada nesse novo mundo. No entanto é importante perceber o contexto por trás dessas regras o mais rápido possível e evitar aplicá-las cegamente.

Em outro post vou explorar melhor como novas habilidades são adquiridas, mas, por enquanto, aqui vão algumas dicas para alcançar o entendimento do contexto de novos assuntos mais rápido:

  1. Entenda a motivação por trás das boas práticas

    Você escuta em um evento sobre Ruby que o ideal é colocar lógica de negócio no modelos da sua aplicação Rails. O que motivou essa prática? O que as pessoas costumavam fazer antes? Isso vai ter dar mais contexto para avaliar quando a boa prática é realmente aplicável. Construa seu conhecimento a partir do que já existe, palestrantes e participantes de eventos ficarão felizes em responder perguntas, mesmo que pareçam simples.

  2. Aplique a regra do Zequinha nos seus conhecimentos atuais

    Você leu sobre o assunto e acha que programar em par é uma boa prática e que funciona melhor do que todo mundo só. Por que? Se conseguir responder, pergunte por que de novo e repita o ciclo pelo menos 3 vezes! Mesmo que você não tenha experiência prática pra embasar sua resposta, esse exercício vai te mostrar o quão raso é seu conhecimento.

  3. Converse com pessoas que estão próximo ao seu nível

    É melhor fazer uma pergunta sobre como refatorar aquele código feioso para aquela desenvolvedora que está no projeto a mais tempo ou enviar um email para o Martin Fowler? Quando progredimos em uma habilidade é normal esquecer quais eram as dúvidas que tínhamos quando começamos. Na verdade, pessoas Experientes (de acordo com o modelo Dreyfus) desenvolvem um nível de intuição tão grande, que fica difícil explicar os motivos de suas decisões seguindo regras que os Novatos conseguirão aplicar. Assim, procurar pessoas que estão mais próximas do seu nível é mais eficaz do que buscar a opinião de gurus.

E o que vocês faz para participar em comunidades? Quais são suas dicas? Compartilhe nos comentários abaixo 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s