3 dicas para utilizar Padrões de Projeto

Aplicar um Padrão de Projeto pode ser um processo não muito simples, então siga essas dicas para ter mais confiança e entendimento antes de começar. Se quiser ir mais afundo no tema e entender como Padrões de Projeto podem ajudar, leia o livro Refatorando com Padrões de Projeto.

  1. Identifique a oportunidade de melhoria: Aplicar um Padrão de Projeto aumenta a complexidade do código, portanto é preciso ter certeza que vale a pena aplicá-lo. Comece pensando no que o código ganharia se o padrão for aplicado, pode ser tanto um code smell que será resolvido quanto uma alteração futura que será facilitada.
  2. Entenda o contexto do código: Cada Padrão de Projeto possui um contexto onde ele faz sentido e de fato resolve o problema, apesar de aumentar a complexidade. Aplicar um padrão fora de contexto vai causar tanto dificultar sua implementação quanto dificultar o entendimento dos outros. O coitado do Builder que o diga.
  3. Aplique pequenas mudanças nos testes e no código: No post anterior falei sobre a diferença entre refatorar e mudar o código, se quiser aplicar um padrão refatore! Essas mudanças em pequenos passos, além de te dar mais segurança, também servem para te dar um entendimento melhor do design que você está propondo. Pode ser que no meio da refatoração você descubra que apenas modificar um pouco o design resolve o problema, sem adicionar toda a complexidade dos padrões.

Lembre-se sempre que Padrões de Projeto adicionam complexidade ao código, então é preciso entender se vale a pena aplicá-los ou não. Se decidir por aplicá-los, siga sempre refatorando o código, evite fazer grandes mudanças no código de qualquer jeito, seja um profissional disciplinado!

Anúncios

Um comentário sobre “3 dicas para utilizar Padrões de Projeto

  1. Meus parabéns ! Muito bom todo o conteúdo do blog! Irei recomendar ao amigos com certeza!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s